| 30/07/2008 10h45min
O Iraque comemorou, nesta quarta-feira, a autorização do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que seus atletas possam participar dos Jogos Olímpicos de Pequim. O COI tinha proibido a participação do país na Olimpíada em função de uma suposta interferência política no Comitê Olímpico Iraquiano.
— Este passo é positivo e devolve as esperanças aos atletas, que aguardaram a oportunidade pacientemente durante quatro anos — disse o secretário-geral do Comitê Olímpico Iraquiano, Hussein al Amidi.
Bagdá deve enviar uma delegação composta por sete atletas que competirão em atletismo, judô, tiro com arco, remo e halterofilismo.
— Esperamos que nossa participação nos próximos eventos esportivos seja maior — acrescentou Amidi.
A entidade internacional emitiu um comunicado na noite de terça-feira no qual anunciou que, após uma reunião em sua sede em Lausanne (Suíça), o COI e o governo do Iraque chegaram a um acordo sobre uma série de medidas para o funcionamento pleno e independente do Comitê Olímpico Iraquiano.
— O acordo restabelece a independência do Comitê Olímpico Iraquiano, ao qual será permitido participar dos Jogos de Pequim — afirma o comunicado do COI.
AGÊNCIA EFE