» visite o site do RuralBR

 | 23/07/2008 09h54min

Proposta dos Estados Unidos evitou fracasso nas negociações da Rodada Doha, avalia assessor da CNA

Mateus Zanella acredita também que os indianos levaram otimismo a Genebra

As negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio, realizadas em Genebra, podem encerrar esta etapa com avanços. A avaliação é do assessor técnico para Comércio Exterior da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Mateus Zanela.

Em entrevista ao Agribusiness, nesta quarta-feira, dia 23, ele considerou positiva a iniciativa dos Estados Unidos, que apresentaram uma proposta de limitação dos subsídios à produção agrícola em US$ 15 bilhões. Na avaliação dele, é um alento diante da expectativa inicial de fracasso das negociações.

– Os Estados Unidos vieram com o primeiro passo. Comentava-se que se não viesse nenhuma proposta de nenhum dos grupos, as negociações entrariam em colapso logo no primeiro dia – disse Zanela.

O que resta saber, de acordo com o assessor da CNA, é se o proposto pelos representantes americanos será considerado suficiente para que os países em desenvolvimento, que exigem o fim dos subsídios agrícolas, também dêem um passo adiante nas negociações. A proposta foi avaliada como uma boa, mas insuficiente tentativa pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

G20

Sobre o grupo que reúne as 20 principais nações em desenvolvimento (G20) Mateus Zanella, ressaltou que existem vários pontos de divergência entre países como China, Argentina e o próprio Brasil. A injeção de otimismo, disse o assessor da CNA, veio da Índia, cujo governo recebeu um voto de confiança do parlamento do país.

Ele explicou que os representantes indianos chegaram a Genebra com a expectativa positiva que as demais delegações esperavam.

– Vai dar uma revitalizada nas negociações que estavam em um impasse de algumas horas, com reuniões canceladas ou com consultas bilaterais, em vez de salas com vários países.

CANAL RURAL.COM

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS