| 19/07/2008 13h58min
Na segunda escala de seu giro de três dias pela Bolívia e pela Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã deste sábado com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, em Bogotá. O breve encontro antecedeu a abertura conjunta de uma conferência de negócios com 250 empresários dos dois países.
A agenda de Lula no país vizinho está recheada de acordos bilaterais na área de Defesa. Entre os assuntos que devem ser debatidos pelos dois chefes de Estado sul-americanos está um tratado de "combate a ilícitos fronteiriços". A iniciativa pretende fortalecer a segurança nos mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira amazônica, para frear o ingresso de grupos armados colombianos e de redes de narcotráfico em território brasileiro.
Recentemente, uma ação militar colombiana na região provocou o rompimentos das relações diplomáticas do país com o Equador. O incidente diplomático foi provocado por um ataque das forças aéreas da Colômbia sobre um acampamento
das Forças Armadas
Revolucionárias da Colômbia (Farc) localizado em terras equatorianas.
Lula e Uribe se encontraram no Salão Cinqüentenário do Hotel Crowne Plaza Tequendama, na capital colombiana, que, desde ontem, acolhe o presidente brasileiro. Depois de assinar nove acordos, os dois chefes de Estado irão conceder uma coletiva à imprensa.
Amanhã, no último dia da visita, Lula participará, na companhia de Uribe e do presidente do Peru, Alan García, das comemorações dos 198 anos de independência da Colômbia. A solenidade será realizada na cidade de Letícia, na fronteira entre os três países.