| 17/07/2008 15h16min
O torcedor do Santos está preocupado com a possibilidade de ver seu time na Série B do Campeonato Brasileiro de 2009 e tem motivos de sobra para isso. Não apenas pelo fraco futebol que o time vem apresentando, mas pelos incontestáveis números da campanha atual da equipe.
Além de o time deter seu pior aproveitamento em 37 anos de história do Brasileirão, com apenas 22,2% dos pontos disputados, os números são assustadores quando comparados à campanha de um rival que acabou rebaixado na competição do ano passado: o Corinthians.
Em 2007, o time do Parque São Jorge terminou o Brasileirão como um dos piores times da competição e foi parar na Série B nacional, mas o início da campanha corintiana foi bem superior ao do Peixe: 16,6% melhor, para ser exato.
Nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão 2007, o Corinthians conquistou 14 pontos, com três vitórias, cinco empates e quatro derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 38,8% dos pontos disputados.
O Timão chegou ainda a ficar seis rodadas invicto, com três vitórias e três empates, campanha que o colocou na co-liderança da competição. A queda só começou após perder a invencibilidade para o Palmeiras, na sétima rodada, acumulando tropeços contra Sport, Inter e Náutico e empates com São Paulo e Fluminense.
Por outro lado, a equipe do Parque São Jorge não passou, no início do Brasileirão 2007, um período tão longo sem vitórias como o que os santistas enfrentam. A última e única vitória do Peixe na competição aconteceu na segunda rodada, quando a equipe ainda era comandada por Emerson Leão: 4 a 0 sobre o Ipatinga, ironicamente, o único time que insiste em ficar abaixo do Peixe na tabela de classificação.
Desde o encontro contra o time mineiro, o Peixe entrou em campo mais dez vezes: perdeu para Cruzeiro (4 a 0), Vitória (1 a 0), Goiás (4 a 0), Atlético-PR (1 a 0) e Figueirense (3 a 0) e empatou com São Paulo (0 a 0), Fluminense (1 a 1), Portuguesa (0 a 0), Grêmio (1 a 1) e Botafogo (2 a 2). O próximo compromisso do time praiano será complicado: domingo, contra o Sport, na Vila Belmiro.
GAZETA PRESS