| 16/07/2008 12h33min
Região Sul
Tempo seco e ensolarado em toda a Região Sul. A temperatura mínima oscila entre 3°C e 6°C entre Santa Catarina e o Paraná, com formação de geadas nos pontos mais altos durante a madrugada. A temperatura máxima permanece elevada e a sensação será de calor maior, especialmente no Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
Tempo seco e com baixíssima umidade relativa do ar em todo o Sudeste. A amplitude térmica permanece elevada, com formação de geadas na Serra da Mantiqueira durante a madrugada e calor de quase 30°C entre o oeste de São Paulo e de Minas Gerais à tarde.
Região Centro-Oeste
Previsão de tempo seco, ensolarado e com baixíssima umidade relativa do ar em todo o Centro-Oeste.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade causam chuvas ao longo da costa e zona da mata do Nordeste. Há
previsão de chuvas fortes, com potencial para transtornos no litoral norte de Alagoas, litoral sul de Pernambuco e na
costa do Maranhão. No interior, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima permanece baixa em parte da Bahia, Pernambuco e Paraíba.
Região Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pela Região Norte, onde causam chuvas na forma de pancadas no norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Há previsão de intensos temporais no norte do Amapá. Entre o Acre e Tocantins, o tempo permanece seco e quente.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
No sábado, a frente fria permanece parada entre o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, provocando chuvas fracas. Apenas entre Jaguarão e Pelotas pode chover forte, com acumulado de mais de 20 mm em 24 horas. No domingo, a frente fria permanece parada na altura da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde causa chuvas na forma de pancadas. Há previsão de intensos temporais em
Santa Vitória do Palmar. Até o dia 25 de julho, a frente fria rompe completamente o
bloqueio e passa a provocar chuvas fracas em boa parte da Região Sul, inclusive no Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste
Até o dia 25 de julho, há previsão de chuvas fracas apenas entre o Espírito Santo e leste de Minas Gerais por conta dos ventos úmidos que sopram do mar.
Região Centro-Oeste
Apenas por volta do dia 22 de julho, uma frente fria causa chuvas fracas no sul de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Entre 21 e 25 de julho, as chuvas fortes dão uma trégua. Há previsão de chuvas fracas ao longo da costa e zona da mata desde a Bahia até o Maranhão.
Região Norte
Entre 21 e 25 de julho, as chuvas retornam ao oeste do Amazonas e do Acre. Também há previsão de chuvas no norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e no Amapá. Entre o leste do Acre e o Tocantins, o tempo
permanece seco, ensolarado e quente.
Nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, há domínio forte do ar seco com frio pela manhã. Tempo deve aquecer moderadamente a tarde; no Nordeste, ondas de leste levam a umidade em direção ao planalto da Borborema e deixam chuvoso o leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe; na Região Norte, a chuva continua restrita a calha norte
Foto:
Reprodução