| 06/07/2008 17h37min
Após uma partida de cerca de cinco horas de duração, o tenista espanhol Rafael Nadal obteve um dos maiores resultados da sua vitoriosa carreira ao superar Roger Federer por 6-4, 6-4, 6-7(5-7), 6-7(8-10) e 9-7, impedindo o número um do mundo de vencer o torneio de Wimbledon pela sexta vez consecutiva. O suíço não perdia em piso de grama havia seis anos.
Nadal começou arrasador nos dois primeiros sets, jogando com muito efeito na bola e colocando o suíço para andar em quadra. Numa mostra de superação, Federer chegou a reverter uma desvantagem de 4 a 1 no segundo e fazer cinco games seguidos, fechando a parcial. A partida chegou a ser interrompida no terceiro set por conta da chuva. A parada ajudou Federer, que conseguiu levar a decisão para o tie-break e vencer com tranqüilidade, fazendo 2 a 1.
A quarta parcial também foi para o desempate. O espanhol chegou a estar com 5 a 2 e dois saques para fechar, mas o número um mostrou porque vem dominando na grama de Londres
desde 2002 e conseguiu
reverter o marcador, fechando em 10 a 8. O quinto e decisivo set foi novamente muito equilibrado, com os dois jogadores confirmando seus serviços. Uma nova parada por conta da chuva atrapalhou os melhores do mundo.
O espanhol conseguiu uma quebra diante do suíço no 15º game. Sacando em seguida, não desperdiçou a chance de fechar e entrar para a história do tênis como um dos jogadores que levou os títulos de Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada. O último a realizar a proeza havia sido Bjorn Borg, em 1980.