| 02/07/2008 15h31min
Após garantir a vaga em um jogo dramático contra Cuba no Torneio Pré-Olímpico, disputado no mês passado em Madri, a seleção brasileira feminina de basquete iniciou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a preparação final para os Jogos Olímpicos de Pequim.
O técnico Paulo Bassul ainda não pode contar com todas as 16 jogadoras convocadas. A ala Karen ainda se recupera de uma cirurgia no joelho direito e só deve voltar aos treinos na próxima semana. Érika, também machucada, e Kelly, na WNBA, só se apresentam no fim do mês, na Austrália, onde o Brasil vai disputar dois amistosos contra as atuais campeãs mundiais.
Uma das novidades da equipe foi a ala Fernanda Beling, de 26 anos, que joga em Americana (SP). Única das 16 jogadoras que não estava na primeira lista de Paulo Bassul para o Pré-Olímpico, a jogadora já trabalhou com o treinador nas seleções brasileiras de base.
– Foi uma surpresa. Achei que o Bassul não ia mexer no grupo, tanto que as mudanças na convocação foram mínimas, e não estava esperando ser chamada para integrar o elenco. Agora é treinar forte para tentar ganhar uma vaga na seleção que vai a Pequim – declarou Fernanda.
O Brasil está no Grupo A do torneio olímpico e terá como adversários na primeira fase a Coréia (dia 9 de agosto), Austrália (11), Letônia (13), Rússia (15) e Bielorrússia (17). De acordo com o treinador, um grupo difícil, mas não impossível de ser superado.
– Vamos pensar em um jogo de cada vez. Não vou colocar metas para conseguirmos esta ou aquela colocação. Nossa chave não tem nenhum adversário fácil, mas também não tem nenhum impossível. Vamos nos matar a cara partida – avaliou o treinador.