» visite o site do RuralBR

 | 30/06/2008 13h28min

Chanceleres do Mercosul iniciam debate com foco na produção

Representantes dos países construirão um fundo de garantias de ajuda às pequenas e médias empresas

Os chanceleres do Mercosul iniciaram hoje os debates prévios à 35ª Cúpula de chefes de Estado que será realizada nesta terça-feira visando a estabelecer novas metas produtivas ao bloco. Participam da reunião de Conselho do Mercado Comum os ministros de Exteriores de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (esta em processo de adesão plena), juntamente com os titulares de Economia e os presidentes dos bancos centrais dos Estados-membros.

Reunidos em Tucumán (1,2 mil quilômetros ao noroeste de Buenos Aires), os participantes conhecerão o relatório elaborado pelo chanceler argentino, Jorge Taiana, sobre o balanço da Presidência semestral de seu país no bloco, e que será transferida para o Brasil nesta terça-feira.

Os ministros debaterão e aprovarão vários projetos de resolução visando à adoção de um programa de integração produtiva para associar e criar valor entre as empresas da região. Também será constituído um fundo de garantias de ajuda às pequenas e médias empresas, além de um programa de ciência e tecnologia orientado à produção, entre outras iniciativas.

À tarde, os chanceleres dos países associados ao Mercosul (Bolívia, Chile, Peru e Colômbia, este último representado por um embaixador) se unirão à reunião. A chanceler mexicana, Patricia Espinosa, também assistirá ao encontro, já que seu país participa da cúpula como convidado. Além disso, estarão presentes representantes de África do Sul, Turquia e Jordânia, com os quais o Mercosul assinará acordos comerciais.

Os presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Chile começarão a chegar durante a tarde, quando posarão para a tradicional foto coletiva na Casa Histórica — onde foi declarada a independência argentina em 1816. Depois, participarão do jantar oficial oferecido pela anfitriã, a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner.

Os chefes de Estado deliberarão na manhã de terça-feira em um hotel de Buenos Aires, onde, após a Cúpula do Mercosul, será realizada uma reunião da recém-criada União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

EFE

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS