| 27/06/2008 18h32min
O piloto José Hélio conquistou nesta sexta-feira o tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões, entre as motos. Depois de um duelo com o francês Cyril Despres, a pilotagem do brasileiro falou mais alto e foi fundamental para definir o título somente na 10ª e última etapa do maior rali das Américas, realizada entre Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, com 130 quilômetros de trecho. A diferença acumulada entre os dois foi de apenas 4min49seg.
– Foi muito bom, andei muito rápido hoje. A especial foi perfeita, encaixei ela toda. Quando tive um pouquinho de dúvida o Marc Coma me passou, que é o melhor piloto do mundo, aí tive a certeza do caminho. Foi só entrar na praia e andar rápido. Me sinto em casa aqui no Rio Grande do Norte – afirma José Hélio.
No total, foram 4.734 quilômetros de desafios entre Goiânia (GO) e a capital potiguar. O piloto francês, que é bicampeão do Dakar (2005 e 2007) e vencedor do Sertões em 2006, liderou até a sexta etapa, realizada na última segunda-feira entre Palmas (TO) e Balsas (MA), quando José Hélio conseguiu assumir a ponta da classificação geral.
Na oitava etapa, entre Floriano (PI) e Crateús (CE), Despres encostou no líder, mas na penúltima especial, realizada ontem entre Cratéus e Mossoró (RN), cometeu um erro e viu as suas chances ficarem mais distantes. O francês perdeu o cartão de controle durante a prova e foi penalizado em cinco minutos, largando na manhã de hoje com 6min54seg atrás do brasileiro na classificação geral.