| 27/06/2008 17h19min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a semana com uma leve alta. Nesta sexta-feira o Ibovespa (indicador de referência do mercado brasileiro) terminou as negociações com uma leve valorização de 0,59%, aos 64.321 pontos.
Segundo profissionais do mercado, investidores foram em busca de "pechinchas", depois de uma queda acumulada de 11% em junho, enquanto acompanhavam notícias desencontradas sobre a saúde da economia e do ambiente corporativo global.
Pela manhã, além das baixas na Ásia, um analista do Lehman Brothers afirmou que o banco Merrill Lynch deve registrar baixas contábeis de US$ 5,4 bilhões no segundo trimestre, contribuindo para o mau humor do mercado internacional.
Além disso, índices dispersaram ainda mais o otimismo da abertura dos negócios, quando a Alemanha reportou que sua inflação atingiu em junho o maior patamar em 15 anos, ao mesmo tempo em que tornava-se conhecido que a confiança do consumidor norte-americano recuou
este mês ao menor nível desde 1980.
Acusando também o pessimismo com nova escalada dos preços do petróleo para US$ 143 o barril. Com isso, nos EUA, as bolsas operavam em queda, seguindo o mercado europeu, que recuou 0,43% no dia. As informações são do site G1.
> Confira os indicadores econômicos