| 24/06/2008 10h34min
Há muito sensacionalismo em relação aos problemas climáticos nos Estados Unidos, que prejudicaram a produção de grãos. Foi o que disse o diretor da Brasoja, Antônio Sartori, em entrevista ao Agribusiness, nesta terça-feira, dia 24. Ele participa do Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2008 e 2009, promovido pela BM&FBovespa, em São Paulo.
Sartori explicou que a área atingida por inundações no território americano, principalmente no Estado de Iowa, corresponde a 2 milhões de hectares, enquanto os americanos plantam 102 milhões.
– Dois sobre 102 são quase 2%. E essa área que já está secando vai ser plantada mais tarde com perda muito grande de produtividade. Mesmo que eles colham 50%, no resumo da ópera, a perda é de 1% – afirmou
A expectativa de quebra da safra americana pode influenciar nos preços das commodities no mercado internacional, aumentar a volatilidade e estimular a especulação, disse Antônio
Sartori.
– Tem uma dose de
especulação, de emocionalidade, bastante grande, o que é perigoso para o produto em termos de definição de estratégias de comercialização.
Impasse argentino
Antônio Sartori disse, por outro lado, que a solução do impasse entre produtores rurais e o governo da Argentina também deve influenciar no mercado. Mas ele avaliou que a chegada a um consenso está longe de acontecer.
– Vai para o Congresso a discussão. Tem muita novela pela frente. Em um país onde a humildade não é o ponto forte, temos de estar preparados para uma novela mexicana.