| 23/06/2008 08h46min
Um dos mais tradicionais torneios de tênis abre suas portas nesta segunda-feira em Londres. O elegante complexo esportivo de Wimblendon, na capital britânica, recebe os maiores tenistas da atualidade nos próximos 13 dias, distribuindo uma premiação de mais de R$ 35 milhões. O Sportv anuncia a transmissão ao vivo dos principais jogos.
O suíço Roger Federer brigará por muito mais do que isso. Além do prêmio de R$ 2,35 milhões dado ao vencedor do torneio de simples, Federer pode conquistar um inédito hexacampeonato consecutivo, fazendo com que chegue a uma excepcional seqüência de 66 vitórias na grama, ampliando seu próprio recorde. A estréia será nesta segunda, diante do eslovaco Dominik Hrbaty, número 157 do ranking.
Cabeça-de-chave 1 do torneio, Federer, porém, não estará sozinho nessa luta. Entre seus principais adversários estarão os vencedores dos outros dois Grand Slams do ano: Novak Djokovic (Australian Open) e Rafael Nadal (Roland Garros). Djokovic chega credenciado por um excelente início de temporada, em que eliminou Federer na semifinal do Australian Open. Ele enfrenta o alemão Michael Berrer nesta segunda, na quadra central.
Thomaz Bellucci e Marcos Daniel serão os únicos brasileiros no torneio de simples do All England Club. O primeiro enfrenta o russo Igor Kunitsyn nesta segunda. Já Marcos joga contra o suíço Stanislas Wawrinka, na terceira partida da quadra 14.
No feminino, Wimbledon também promete muita emoção. Pela primeira vez em sua curta carreira, a sérvia Ana Ivanovic chega ao Grand Slam inglês como a número 1 do mundo. Junto com ela entre as três maiores favoritas ao título estão a também sérvia Jelena Jankovic e a russa Maria Sharapova, detentora do troféu em 2004. Dona do título de 2007, Venus Williams volta a Londres atrás do bicampeonato e do seu quinto troféu de Wimbledon.
Se nas simples, o Brasil chega sem maiores pretensões, nas duplas, a história é um pouco diferente. Semifinalistas de 2007, Marcelo Melo e André Sá voltam ao All England Club credenciados pelo vice-campeonato em Queen's, quando foram derrotados pelo canadense Daniel Nestor e pelo sérvio Nenad Zimonjic.
As informações são do Globoesporte.com.