| 19/06/2008 19h14min
A presença de Ronaldinho no camarote da CBF para assistir ao clássico contra a Argentina, na quarta-feira, foi além do interesse pelo futebol. Ele e o presidente Ricardo Teixeira reuniram-se a portas fechadas em Belo Horizonte e, após duas horas de conversa, ficou acertado que o craque participará do time de Dunga na Olimpíada da China, em agosto.
A partir de segunda-feira, Ronaldinho deflagra em Porto Alegre um período intensivo de recuperação física. Durante um mês ficará sob a orientação do preparador Paulo Paixão.
Teixeira propôs a Assis e a Ronaldinho um trabalho semelhante ao realizado com Ronaldo Nazário em 2001. Ontem, em entrevista no Jornal Nacional, o dirigente deu demonstração clara de que o jogador está incluído no grupo da Olimpíada:
- Eu apelo à torcida brasileira que apoie Ronaldinho neste momento - conclamou Teixeira.
Na quarta-feira, a resposta de Ronaldinho ao convite sobre a participação em Pequim foi
imediata. Antes do jogo no Mineirão, ele havia
declarado seu sonho de jogar a Olimpíada:
- Quero muito ir a Pequim.
O certo é que, desde quarta-feira, Ronaldinho ganhou um projeto de recuperação física. Como na última segunda-feira o novo técnico do Barcelona, Josep Guardiola, mostrou desinteresse em contar com ele, Ronaldinho transformou-se no mais valorizado desempregado do futebol mundial.
Ronaldinho ficará com uma das três vagas para acima de 23 anos
O próprio jogador é o responsável pela situação. Fechou sem jogar uma temporada inconstante e atribulada no Barcelona. Sofreu lesão muscular e antecipou as férias. E que férias. Foi visto em baladas de diferentes cidades. Desfrutou ao máximo o período de um ano fora dos gramados.
A decisão de Ricardo Teixeira praticamente impõe a convocação de Ronaldinho entre os três jogadores acima de 23 anos na Olimpíada. Até agora, quando fala a respeito, o técnico Dunga tem se referido ao
atacante Robinho, ao goleiro Júlio César, aos zagueiros Juan, Lúcio e
Luisão e ao lateral Maicon como opções. Em nenhum momento citou Ronaldinho.
Robinho, do Real Madrid, é o mais garantido deles. Juan, da Roma, e Lúcio, do Bayern, de Munique, enfrentam problema de liberação de seus clubes na Europa.
Ontem, acompanhado por amigos, o jogador foi ao Pepsi On Stage (foto maior), na Capital, onde assistiu ao show da cantora britânica Joss Stone. Se recusou a dar entrevistas à imprensa e limitou-se a dizer que é fã da cantora há muito tempo.
O amistoso de domingo
- A seleção olímpica enfrenta domingo um combinado carioca, às 11h
- O jogo é em Volta Redonda, no Rio, no Estádio Raulino de Oliveira. O adversário terá reservas de grandes clubes e titulares de clubes pequenos do Rio
- Renan viaja hoje à tarde para o Rio. Portanto, não enfrenta o Vitória, no domingo:
- A cada convocação, fico mais perto da lista definitiva. É um sonho que tenho desde as
categorias de base, contribuir em muito na minha carreira
- O grupo
olímpico da seleção brasileira é formado pelos goleiros Diego Alves (Almeria) e Renan (Inter); os laterais Rafinha (Schalke), Nei (Atlético-PR), Leonardo (Olympiacos) e Fillipe (La Coruña); os volantes Alex Silva (São Paulo), Breno (Bayern), Leo (Grêmio); os centrais Lucas (Liverpool), Charles (Cruzeiro), Anderson (Manchester United) e Hernanes (São Paulo), os meias Diego (Werder Bremen), Ramires (Cruzeiro), Fernandinho (Shaktar) e os atacantes Robinho (Real Madrid), Rafael Sobis (Betis), Alexandre Pato (Milan) e Pedro Oldoni (Atlético-PR)
Ronaldinho assistiu à Brasil e Argentina no Mineirão (foto) e voltou para Porto Alegre, onde prestigiou o show de Joss Stone na quinta
Foto:
Antonio Lacerda, EFE