| 19/06/2008 17h44min
Em sua melhor atuação até agora, a Alemanha venceu Portugal por 3 a 2 e eliminou a equipe comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari nas quartas-de-final da Eurocopa. Foi a última partida de Felipão no comando português — ele irá dirigir o Chelsea na próxima temporada.
Os alemães começaram fazendo dois gols no estádio St. Jakob-Park, na cidade suíça da Basiléia. O primeiro saiu aos 21, com Schweinsteiger se antecipando ao zagueiro Paulo Ferreira e escorando bola cruzada por Podolski.
Aos 26, Klose fez o segundo da Alemanha de cabeça, após cobrança de falta de Schweinsteiger. Nuno Gomes, aos 40, descontou para os portugueses aproveitando rebote em chute de Cristiano Ronaldo.
O terceiro dos alemães saiu aos 16 minutos da etapa final, em nova falta cobrada por Schweinsteiger, mas desta vez com Ballack escorando. O goleiro Ricardo, um dos homens de confiança de Scolari, falhou no lance, saindo muito mal.
Hélder Postiga ainda
descontou para Portugal aos 40 após passe na medida do
brasileiro naturalizado Deco, mas a equipe não conseguiu forçar o resultado.
Com isso, a equipe comandada por Scolari não consegue igualar a campanha da última Eurocopa, quando chegou à final jogando em casa. O treinador brasileiro assumirá o Chelsea em julho e deixa o cargo sem conquistar um título pela seleção.
A Alemanha só volta a campo na próxima quarta, novamente St. Jakob-Park, contra o vencedor do confronto entre Croácia e Turquia. Quem vencer vai à final da Eurocopa.