| 20/06/2008 08h20min
Nas duas primeiras fases da Segundona Gaúcha, nenhuma entre as oito equipes do octogonal decisivo alcançou a campanha envergada pelo Ypiranga. Com 52 pontos em 24 jogos disputados, o time de Erechim ultrapassa os 72% de aproveitamento.
A equipe terminou a primeira fase na 1ª colocação do Grupo 4, e a segunda fase em 1º lugar no Grupo 5. Tem o maior número de vitórias, junto com o Avenida (16), apenas quatro derrotas e a melhor defesa (14 gols sofridos). O Ypiranga ainda conta com Vágner, artilheiro da Segundona Gaúcha.
O grupo é qualificado. Jogadores que disputaram o Gauchão foram chegando durante a disputa: Maicon Sapucaia, Anderson Catatau e Brida (Sapucaiense), Kito (Veranópolis) e Ramón (Brasil-Pe), além de Juan, que estava no Atlético de Ibirama-SC.
Mas a boa fase não é recente. Luciano Lira, diretor de futebol, ressalta que o Ypiranga esteve no octogonal da Segundona em 2006 e 2007, e foi 3º colocado da Copa Amoretty ano passado.
- Nosso bom desempenho vem de três anos - avalia.
Time-base
O técnico Tonho Gil, ex-jogador do Grêmio, tem trabalho para acomodar todos estes jogadores na equipe. Alguns acabam sobrando da escalação. O esquema preferencial é o 4-4-2, mas no 3-5-2 Ramón - ex-titular Xavante e reserva no Canarinho - entra em campo. Eduardo na lateral-direita e Diego na esquerda também aparecem com freqüência entre os titulares.
Tonho vem escalando Alexandre Marasca; Juan, Baggio, Tomás, e Brida; Márcio Oldra, Marquinhos, Pavan e Maicon Sapucaia; Vagner e Catatau (Kito).