| 20/06/2008 08h10min
Entre tradicionais clubes do interior do Estado, alguns deles centenários, desponta o jovem Porto Alegre Futebol Clube. Fundado em 10 de junho de 2003, e presidido pelo empresário Assis - irmão de Ronaldinho Gaúcho - o Porto Alegre ambiciona a conquista de uma das duas vagas para o Gauchão 2009, em jogo no octogonal decisivo da Segundona.
A equipe é formada, na grande maioria, por jovens atletas empresariados por Assis. Três veteranos foram testados, mas apenas um permanece: o volante Otacílio, ex-Grêmio, que se recupera de lesão. O meia Nélio, famoso no Flamengo da década de 1990, começou a pré-temporada e não conseguiu entrar em forma. E o lateral-esquerdo Jorge Luiz, cedido pelo Inter, foi dispensado por indisciplina.
Os destaques são dois jovens: o meia Tuta e o atacante Felipe Klein. O primeiro veio da Grécia, e tornou-se protagonista do Porto Alegre durante a 2ª fase. Já Felipe Klein é o artilheiro da equipe.
Em busca de
torcedores
A equipe sediou os jogos das fases iniciais no Parque Lami, antiga casa do clube Lami - que originou o Porto Alegre. Mas para o octogonal, o time vai jogar no Estádio da PUC.
O diretor de futebol Edmilson Silva afirma que a mudança se dá em busca de torcedores. No Parque Lami, pela distância, é difícil fidelizar um público identificado com o Porto Alegre. Agora, no Estádio da PUC - com boa localização e próximo ao Centro da Capital - a idéia e levar torcida aos jogos, e comercializar camisetas da equipe.
Desempenho na Segundona
Na primeira fase, o Porto Alegre foi o 1º do Grupo 1; e na segunda fase, foi 3º do Grupo 5. No total, a equipe soma 47 pontos em 24 jogos, e tem aproveitamento superior a 65% - é a 3ª melhor campanha entre os oito classificados à fase final. O Porto Alegre apresenta ainda 14 vitórias, 38 gols marcados e 21
sofridos.
Time-base
O Porto Alegre é treinado por Alberto Irigoen. O
time base, no esquema 4-4-2, tem Bastos; Jackson, André, Nunes e Alexandre; Dieison, Douglas, Fabiano e Tuta; Flávio e Felipe Klein.
Porto Alegre (de camisa listrada) tem a 3ª melhor campanha
Foto:
José Anthunes de Vargas, Cortiana Esportes