» visite o site do RuralBR

 | 17/06/2008 09h01min

Detran irá revisar carteiras de motoristas uruguaias validadas no Estado

Decisão foi tomada depois que órgão descobriu uma fraude na confecção de carteiras de habilitação

O Detran decidiu revisar as 271 carteiras de motorista uruguaias validadas nos últimos dois anos no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada depois de o próprio órgão descobrir suspeitas de fraude na confecção de carteiras de habilitação. O Ministério Público Estadual investiga 60 casos suspeitos encaminhados pelo Detran.

— Algumas delas confirmam que não fizeram qualquer tipo de exame no Uruguai e, mesmo assim, obtiveram a carteira uruguaia. Outras que confirmaram a realização do exame no Uruguai, não sabem nem ler e escrever em português, muito menos então em espanhol — afirmou Flávio Duarte, promotor de Justiça.

 



A suspeita começou quando funcionários do Detran notaram que a maioria das contas de água e luz usadas para validar as carteiras estrangeiras tinham o mesmo código de barra. A fraude seria realizada neste escritório despachante no centro de Jaguarão. Sem saber que estava sendo gravado, o despachante admite que pagava propina a um funcionário da prefeitura uruguaia.

— Tem que pagar quanto? — pergunta o repórter.

— Ah, 800, 900 pilas — rebate o despachante.

O documento falsificado não tinha nenhum registro no Uruguai. A prefeitura de Rio Branco já afastou dois funcionários suspeitos de desviar os espelhos usados na confecção das carteiras.

RÁDIO GAÚCHA
Ronaldo Bernardi / 

No esquema, carteiras falsas de habilitação eram retiradas por brasileiros no Uruguai
Foto:  Ronaldo Bernardi


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

16/06/2008 20h07min
Brasil e Uruguai investigam fraude com carteiras de motoristas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS