| 11/06/2008 17h02min
A cotação do dólar em relação ao real caiu nesta quarta-feira, apesar da inflação no país e das perspectivas de alta nos juros nos Estados Unidos e na Europa. Um fluxo de recursos positivo para o Brasil foi determinante para a depreciação da moeda americana, segundo operadores.
O dólar comercial cedeu 0,30% e fechou cotado a R$ 1,642. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros, o dólar negociado à vista terminou o dia em baixa de 0,36%, a R$ 1,64.
A apreensão em relação à inflação já tinha preocupado o mercado quando o Banco Central, em abril, alterou a política monetária, elevando a taxa de juros. De lá para cá, a situação interna não se alterou, com a inflação corrente mantendo-se em níveis elevados e as expectativas seguindo em aceleração.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, que apontou inflação de 0,79%. Nos 12 meses encerrados em maio, o índice oficial do país
já mostra alta de 5,58% nos preços,
bem acima do centro da meta de inflação estabelecido pelo governo para o ano, de 4,5%.
Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje a primeira prévia de junho do Índice Geral de Preços - Mercado, que ficou em 1,97%, acima das expectativas dos analistas. A inflação acumulada em 12 meses, medida por este índice, já é de 13,43%.