| 11/06/2008 15h13min
A seleção portuguesa venceu a República Checa por 3 a 1, em Genebra, e ficou muito perto da classificação para a segunda fase da Eurocopa. Com duas vitórias, a equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari torce por um empate entre Suíça e Turquia, às 15h45min, para terminar a quarta-feira classificada para as quartas-de-final.
Com um jogo muito ofensivo, Portugal não demorou para abrir o placar. Aos oito minutos, após tabela, Deco ganhou dividida com Petr Cech e empurrou a bola para as redes. A República Checa, no entanto, não demorou para empatar. Aos 17, Sionko, de cabeça, após cobrança de escanteio, marcou. O gol não abalou os portugueses, que continuaram no ataque, mas não conseguiram desempatar a partida.
O panorama do jogo não se alterou no segundo tempo. Portugal ditava o ritmo do duelo, mas a República Checa era sempre perigosa nas jogadas aéreas. O segundo gol português saiu em jogada das suas duas principais estrelas. Aos 18 minutos, Deco passou para Cristiano
Ronaldo, que chutou forte,
sem chances para Cech. Em desvantagem, os checos pressionaram, mas Portugal definiu a partida aos 45 minutos. Em contra-ataque, Cristiano Ronaldo passou para Quaresma, sem goleiro, apenas empurrar para as redes.
As duas equipes voltam ao campo no próximo domingo, pela última rodada do Grupo A da Eurocopa. Portugal enfrentará a Suíça, enquanto a República Checa encara a Turquia. Os dois jogos acontecem às 15h45min (horário de Brasília).
Cristiano Ronaldo foi muito marcado na partida em que Portugal venceu a República Checa por 3 a 1
Foto:
Peter Schneider/EFE