| 04/06/2008 15h43min
O coordenador-geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, sugeriu que o governo se antecipe à implantação do Plano Nacional de Mudanças do Clima e adote medidas imediatas para reduzir o desmatamento e as emissões de gases.
Pinguelli Rosa manifestou apoio à criação do plano, mas ressaltou que sua adoção ainda vai demorar. Ele participou hoje de reunião da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas da Câmara dos Deputados.
Para o coordenador do Fórum, o Brasil precisa ter uma meta interna para redução de desmatamento, sem vinculá-la a metas internacionais.
O coordenador disse que são necessárias medidas de estímulo à energia alternativa, como o uso de carvão vegetal renovável nas siderúrgicas (redução do uso de carvão mineral e de carvão produzido com madeira originada de florestas nativas).
Pinguelli Rosa também sugeriu incentivo ao uso do transporte coletivo e a fixação de taxas de licenciamento diferenciadas para os automóveis que poluem mais.
O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas foi criado pelo Decreto 3.515/00 para atuar na discussão sobre os problemas decorrentes de mudanças do clima. O fórum é composto por 12 ministros de Estado, pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) e por representantes da sociedade civil. O governo decidiu elaborar o Plano Nacional de Mudanças do Clima a partir de sugestão feita pelo Fórum.
AGÊNCIA CÂMARA