| 30/05/2008 12h39min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, concede entrevista, nesta sexta-feira, dia 30, em São Paulo. Ele deve falar sobre o chamado Fundo Soberano, cuja criação foi anunciada durante o lançamento da Política Industrial.
O Fundo Soberano é a aplicação de reservas nacionais em capital estrangeiro em investimentos de maior risco e retorno, em uma tentativa de garantir maior rentabilidade a esses recursos e evitar perdas. A solução já é adotada por países como China e Arábia Saudita. Atualmente, as reservas internacionais do Brasil são estimadas em cerca de US$ 200 bilhões, a oitava maior do mundo.
O governo brasileiro discute o assunto, mas ainda não está definida a forma de captação dos recursos, conforme declarou o minsitro do Planejamento, Paulo Bernardo, na última quinta-feira, dia 29. Segundo ele, por enquanto, não está prevista elevação do chamado superávit primário, que atualmente está em 3,8% do PIB (soma das riquezas produzidas pelo país).
Ainda de acordo com Paulo Bernardo, a idéia de criação do Fundo Soberano é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem deve vir a última palavra sobre o assunto. O ministro do Planejamento informou que o pedido do presidente é que sejam garantidos recursos para financiar as atividades de empresas brasileiras no exterior.
CANAL RURAL, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL