| 28/05/2008 14h17min
O ministro da Fazenda foi alvo de críticas durante o 11º Fórum da Associação Brasileira de Agribusiness, nesta quarta-feira, dia 28, em São Paulo. Participantes do encontro rebateram afirmação de Guido Mantega de se não fossem os preços dos alimentos, a inflação no país estaria em torno de 3%.
O autor da crítica foi o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que contestou a opinião de Mantega dizendo que sem os alimentos o saldo da balança comercial do Brasil seria 10% negativo.
– O ministro [Guido Mantega] precisa aprender a amar a agricultura. É exatamente esse setor que está dando ao Brasil os saldos da balança comercial – afirmou.
Hauly disse que o ministro está acuado por enfrentar por enfrentar o atual processo de alta da inflação. E acrescentou que o problema está no nível de gastos do governo federal.
– O governo continua gastando mais do que arrecada. Quando ele [governo] fala em superávit primário, esconde que há um déficit nominal. Que trate de economizar – argumentou.
O presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, Carlo Lovatelli, reconheceu o impacto dos alimentos sobre a inflação, mas avaliou que há um lado positivo.
– O consumo e a qualificação desse consumo estão aumentando. É um fenômeno mundial, daí o encarecimento. Isso explica, de certa forma, a frase do ministro. É mais uma razão para que a gente trate com carinho a cadeia alimentar – ressaltou.
CANAL RURAL