| 27/05/2008 10h22min
A confiança do consumidor brasileiro na situação econômica do país e de suas cidades aumentou, segundo a Sondagem das Expectativas do Consumidor, divulgada nesta terça-feira, dia 27, pela Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor, que analisa duas variáveis, subiu 2% de abril para maio, Na comparação com maio do ano passado, a alta foi de 5,6%.
Segundo a pesquisa, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto sobre as expectativas em relação aos próximos meses ficaram mais favoráveis. De abril para maio, o Índice da Situação Atual avançou 2,6%, e o Índice de Expectativas, 1,6%.
No mês de maio, a avaliação feita pelos consumidores sobre a situação econômica de suas cidades melhorou. A parcela dos que a consideraram boa aumentou de 15,5% para 19%. A proporção dos que a consideraram ruim subiu em menor escala, 29,8% para 30,6%.
A expectativa para situação econômica nos próximos seis meses também está mais otimista: passou de 22% para 24,2% a parcela dos consumidores ouvidos que esperam melhora e caiu de 14,4% para 11,3% a dos que acreditam que irá piorar.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra de duas mil residências em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados foi realizada entre os dias 2 e 21 de maio.