| 26/05/2008 17h06min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou hoje que o petróleo a ser explorado na camada pré-sal, localizada abaixo do leito marinho, da Bacia de Santos, deverá ser priorizado para atender a demanda interna e utilizado para o desenvolvimento industrial do país.
— Não quero que a Petrobras, porque descobriu no pré-sal, vire apenas uma grande exportadora de petróleo. Vamos exportar, mas não quero que o presidente da República do Brasil coloque aquele pano na cabeça como se fosse um xeque do petróleo, não. Eu quero que a gente aproveite o petróleo para industrializar o país e consolidar um modelo de desenvolvimento baseado numa indústria nacional com muito investimento em tecnologia e muito investimento em mão-de-obra capacitada — disse.
O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram no subsolo do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros, em lâmina d'água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros de profundidade e
soterramento (área do subsolo
marinho que terá de ser perfurada) entre 3 mil e 4 mil metros.
A Petrobras é líder em pesquisa e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Lula também aproveitou a ocasião para tentar celebrar um acordo entre sindicalistas e a indústria naval. Logo na abertura do evento, ele pediu ao cerimonial para que no próximo evento deste tipo os representantes dos trabalhadores e da indústria fiquem próximo e não "um em cada lado do palco como se fossem oponentes", disse, completando que o ideal seria aproveitar este momento para estabelecer a concórdia e a harmonia.
— Acho justo que os trabalhadores reivindiquem, acho justo que sentem para negociação. Mas é preciso lembrar que hoje são 40 mil trabalhadores empregados ante 1,9 mil quando assumimos o governo — lembrou.