» visite o site do RuralBR

 | 22/05/2008 10h30min

Relator da ONU diz que crise de alimentos é violação de direitos humanos

Para Olivier De Schutter, problema é causado por subsídios agrícolas e biocombustíveis

A atual crise mundial de alimentos não é um desastre natural, mas uma violação dos direitos humanos. Foi o que disse o relator especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação, Olivier De Schutter, que há três semanas ocupa o cargo anteriormente exercido por Jean Ziegler.
 
O emissário disse que os Estados devem enviar a mensagem de que a crise não deve ser tratada como um desastre sem precedentes, mas como ameaça ao direito a uma alimentação adequada. A ONU estimas que a situação agravará as condições de vida de 854 milhões de pessoas em insegurança alimentar.

Na opinião do relator, o problema mundial do setor de alimentos é causado pelo que chamou de políticas em prática atualmente, entre elas os acordos legitimados pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que, segundo ele, batem na agricultura dos países em desenvolvimento com os subsídios aos produtores do Norte.

Olivier De Schutter afirmou que os biocombustíveis também estão entre os fatores para aumentar os preços de produtos básicos. Ele criticou ainda o objetivo da União Européia (UE) de que o transporte utilize até 10% de biocombustíveis em 2020. O relator defendeu o investimento dos chamados Fundos Soberanos em agricultura nos países em desenvolvimento, especialmente, na África, onde há falta de infra-estrutura nas zonas rurais.

EFE

Notícias Relacionadas

22/05/2008 10h26min
Crise de alimentos afeta direito à saúde e educação, diz ONU

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS