» visite o site do RuralBR

 | 21/05/2008 21h06min

Aproveitamento de dejetos animais na geração de energia elétrica entusiasma estrangeiros

Projeto foi apresentado no Fórum Global de Energias Renováveis, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná

Kátia Baggio  |  reportagem@canalrural.com.br

Uma propriedade rural de São Miguel do Iguaçu, a 30 km de Foz do Iguaçu, no Paraná, apresentou um projeto que transforma os dejetos dos suínos em energia elétrica. A criação despertou o interesse de autoridades do mundo todo, que participaram do Fórum Global de Energias Renováveis, evento que reuniu 70 países.

O material é coletado por uma rede subterrânea e armazenado num biogestor, onde fica acumulado por 30 dias, liberando os gases que se formam naturalmente no processo de decomposição.

O gás produzido é então canalizado e tem potência para acionar o motor que gera energia elétrica para a fábrica de ração – que alimenta os próprios suínos – e para o restante da propriedade. Além de ser auto-sustentável e não-poluente, a granja não paga mais conta de energia elétrica.

Uma propriedade como esta poderia funcionar bem em outros lugares, como a África, que tem muitas regiões com clima e condições econômicas parecidas com o Brasil. Os representantes das Nações Unidas acabaram fechando uma parceria com a Itaipu Binacional para um intercâmbio de informações no setor.

A ministra de Energia de Serra Leoa, na África, diz que o país tem terra de sobra, mas não aproveita o descarte de produção como nos projetos que conheceu. Ela e representantes de outros 15 países vão participar do intercâmbio com o Brasil em uma primeira fase.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS