| 20/05/2008 13h
O velocista sul-africano Oscar Pistorius, que corre com próteses nas pernas, recusou convite para participar do Meeting de Atletismo de Berlim, onde poderia conseguir o índice necessário à classificação aos Jogos Olímpicos de Pequim.
– Oscar ainda não tem a forma física necessária para participar de um Meeting deste nível e enfrentar a elite mundial – disse Peet van Zyl, agente do atleta, ao site da revista Sport Bild.
Segundo o diretor do torneio, Gerhard Janetzki, a decisão do convite foi motivada pelo fato de o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) ter liberado o atleta para competir em Pequim se conseguir sua vaga.
Janetzki acreditava em uma boa disputa na prova dos 400m, em que o sul-africano competiria com o norte-americano Jeremy Wariner, um dos melhores do mundo na distância.
Se Pistorius fosse a Berlim, o evento seria o primeiro a derrubar a fronteira entre atletas com necessidades especiais e os demais. O sul-africano foi ouro nas provas dos 100, 200 e 400m dos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004.
Inicialmente, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) impediu que Pistorius competisse em Pequim por considerar que o tipo de prótese que ele utiliza lhe dá vantagem sobre os outros concorrentes.
O atleta acabou levando o caso ao TAS, que o julgou na última sexta-feira, dando parecer favorável ao atleta. Agora, ele precisa conseguir a marca mínima de 45s95 antes de 20 de junho. Seu melhor tempo, no entanto, é de 46s56.
EFE