» visite o site do RuralBR

 | 19/05/2008 11h26min

Campo cogita suspender greve para dialogar com governo argentino

Nesta segunda-feira, dia 19, dirigentes das quatro maiores associações de produtores se reunirão para analisar possibilidade

Dirigentes do setor agropecuário argentino admitem que avaliam a possibilidade de levantar a greve comercial reatada na semana passada para retomar as negociações com o governo do país.

– O campo está disposto a dialogar – afirmou o presidente da Sociedade Rural Argentina (SRA), Luciano Miguens, que disse ainda que nesta segunda-feira, dia 19, os dirigentes das quatro maiores associações do campo (que representam cerca de 290 mil produtores) se reunirão para analisar esta possibilidade.

De qualquer forma, Miguens insistiu em que o setor agropecuário pede que se inclua "o debate das retenções móveis" no diálogo que está disposto a manter com o governo de Cristina Fernández de Kirchner para resolver o conflito, que já dura mais de dois meses.

– Nós estamos dispostos a recorrer ao diálogo sempre que se coloque uma agenda que contemple isto. Não resta dúvida de que esse diálogo seria difícil de ser convocado em uma situação de protesto – reconheceu.

O chefe de Gabinete argentino, Alberto Fernández, reiterou no sábado, dia 17, que "é impossível dialogar neste contexto" de protesto, porque não se pode estar "sempre com a ameaça em cima".

As quatro patronais rurais resolveram na quinta-feira, dia 15, estender até a próxima quarta-feira, dia 21, seus protestos contra o novo esquema de impostos às exportações de grãos.

As organizações também pediram uma reunião "urgente" com a presidente, que, na semana passada, fez um apelo em favor do diálogo.

No entanto, o vice-presidente segundo da Federação Agrária Argentina (FAA), Ulises Forte, afirmou que a greve do campo "seguirá até quarta-feira" e considerou que as organizações não estão "em condições de levantar uma greve pelas dúvidas".

AGÊNCIA EFE
Enrique García Medina, EFE / 

Bloqueio nas estradas argentinas pelos ruralistas em greve prejudicou abastecimento de alimentos no país durante o mês de abril
Foto:  Enrique García Medina, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

19/05/2008 10h45min
Caminhoneiros registram prejuízos em função dos protestos dos ruralistas argentinos

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS