| 18/05/2008 18h46min
Com um time totalmente formado por reservas, o São Paulo conquistou o seu primeiro ponto no Brasileirão diante do Atlético-PR, após um empate por 1 a 1, na Arena da Baixada, neste domingo. Com o resultado, o time paranaense chegou a quatro pontos na tabela. O São Paulo ainda poderia ter saído com a vitória, caso estivesse com a pontaria mais afiada — o time acertou duas vezes a trave.
— O empate foi importante. Mas para o São Paulo sempre é melhor vencer — avaliou o técnico são-paulino Muricy Ramalho, que deixou o campo reclamando da arbitragem confusa.
A falta de experiência do time do São Paulo ficou evidente logo nos primeiros minutos. O time foi completamente
dominado pelo Atlético nos primeiros minutos, principalmente
por que o time paulista não conseguia manter a bola em seu campo de ataque.
Apesar de estar cheio de estreantes, quem falhou no lance do primeiro gol foi um dos mais experientes. Aos 14, Nei bateu escanteio e Danilo, na primeira trave, ganhou do goleiro Bosco pelo alto para desviar de cabeça e fazer 1 a 0.
Após o gol, a coisa se inverteu, e foi o São Paulo quem passou a pressionar a defesa do Atlético, chegando a perder algumas boas chances de empatar ainda no primeiro tempo. Recuado, o time paranaense passou a jogar nos contra-ataques.
No segundo tempo, o São Paulo continuou insistindo e poderia ter empatado logo aos 4, quando Eder Luís recebeu livre na área, se livrou do goleiro Vinícius e bateu à direita do gol vazio. Depois disso, o São Paulo ainda chegou perto de empatar por outras duas vezes, numa cobrança de falta de Juninho, que foi parar no travessão e num chute de Rafael, que bateu na trave direita de Vinícius.
O lance
mais discutido do jogo aconteceu aos 13. Alex
Cazumba recebeu na área e caiu na dividida com Nei. Em um primeiro momento, o árbitro Djalma José Beltrami marcou pênalti para o São Paulo, mas depois, atendendo a uma indicação equivocada do auxiliar, marcou um impedimento do são-paulino na origem da jogada.
Depois de dominar todo o segundo tempo, finalmente o São Paulo conseguiu o empate. Aos 34, Alex Cazumba fez grande passe para Júnior, que avançou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Eder Luís, que bateu seco, no contrapé de Vinicius, para marcar o seu primeiro gol com a camisa são-paulina.
Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Coritiba, no domingo, dia 25. No mesmo dia, o Atlético Paranaense enfrenta o Atlético Mineiro, novamente na Arena da Baixada. Antes, o time do Morumbi enfrenta o Fluminense, pela Libertadores, podendo até mesmo empatar no Maracanã para avançar às semifinais da competição.