» visite o site do RuralBR

 | 16/05/2008 22h32min

Criciúma perde por 1 a 0 para o Juventude pela Segundona

Time catarinense começou com boa marcação mas perdeu o domínio da partida

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

O Criciúma perdeu a oportunidade de arrancar na tabela da Série B ao sofrer uma derrota fora de casa para o Juventude, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, em Caxias do Sul. Com gol de Mendes, artilheiro alviverde, aos 8 minutos do segundo tempo, o time da casa conseguiu sua primeira vitória na Segundona.

Leandro Machado começou a partida no esquema 3-5-2, enquanto a equipe de Caxias usou o 4-4-2. Logo no primeiro tempo, com duas baixas em função de pancadas decorrentes da marcação, Machado gastou duas alterações. O Tigre marcava bem e dominava o começo do jogo.

Mesmo assim, o Juventude encontrou espaço para crescer. Após o gol na segunda etapa, o técnico do time catarinense — que tinha somente mais uma mudança para fazer — retirou o zagueiro Émerson Luís e colocou o atacante Zulu, indo para o tudo ou nada em uma reconfiguração do time em busca do empate. Apesar da estratégia, o Tigre não conseguiu retomar o domínio da partida e o Juventude soube segurar a vitória.

Queda na tabela

Com a derrota, o Tigre caiu para a 10ª colocação da tabela empatado com o Bragantino em todos os critérios. A classificação ainda pode mudar, já que o restante da segunda rodada ocorre neste sábado.

Primeiro tempo

No começo da partida, foi o Criciúma que pressionou mais. Logo aos 2 minutos, Jael sofreu falta na intermediária. Ele mesmo bateu, a bola foi rasteira e passou pelo lado direito do goleiro Michel Alves.

O primeiro perigo à área do Criciúma veio aos 8 minutos, quando após uma cobrança de escanteio, Márcio Alemão cabeceou na trave.

O Tigre, com boa marcação na área defensiva, deixou o adversário atrapalhado. Foram diversos erros de passe do Juventude provocados pela eficiência do tricolor catarinense.

Aos 22 minutos Leandro Machado mexeu no time. O zagueiro Wescley, ex-Juventude, recebeu uma pancada e deixou o gramado sob vaias da torcida do seu antigo time. William entrou na vaga.

Aos 33 minutos, novamente um problema físico fez o técnico Leandro Machado usar uma alteração. Desta vez foi Marcelo Rosa que sentiu a perna e cedeu lugar a Adriano no meio.

O Juventude passou a dominar os principais ataques e conseguir as melhores chances de gol. Aos 41 minutos, Xuxa rolou para Maykon que chutou acima da cabeça de Zé Carlos. O goleiro ficou imóvel e teve a sorte de ter a bola defendida pelo travessão.

Único gol na segunda etapa

Aos 8 minutos, Mendes, o artilheiro alviverde, abriu o placar. O gol foi anotado após um bate e rebate na área. A bola desviou em um jogador do Criciúma, caiu nos pés de Murilo César, que estava pelo lado direito de Zé Carlos, quase na linha de fundo. Ele cruzou para Mendes que chutou forte e rasteiro da entrada da pequena área direto para o gol.

Mesmo após o gol, o Tigre não acordou. Preocupado com a desvantagem, Leandro Machado colocou Zulu no aquecimento. A idéia do técnico foi alterar o esquema tático e deixar o time mais ofensivo para buscar o empate fora de casa. Aos 18 minutos, o atacante entrou no lugar do zagueiro Émerson e reconfigurou o time que estava em campo.

A mudança surtiu efeito no aumento do volume de jogo do Criciúma. No entanto, isso não alterou o domínio ofensivo do time da casa. As maiores chances do tricolor catarinense vieram nas arrancadas pelo lado esquerdo com Reginaldo Araújo. Aos 33 minutos, na marca da diagonal da área com a linha de fundo, o lateral cruzou para Zulu, que ajeitou para chutar e a bola saiu rasteira pelo lado direito de Michel Alves.

Zetti reclamou com o árbitro sobre uma possível falta em Bruno. O atacante Maykon, que estava no banco, concordou com o técnico alviverde na reclamação e foi ao juiz, que instantaneamente deu cartão vermelho ao jogador.

Depois do episódio da expulsão fora do gramado, o Tigre teve a última boa chance de finalização. Na área ofensiva, Zulu recuou para Coutinho, que arriscou forte e rasteiro e a bola passou raspando pelo lado direito do gol de Michel Alves.

Próximos jogos

Pela próxima rodada, o Criciúma recebe na terça-feira, dia 22, o São Caetano (SP), às 20h30min, no Estádio Heriberto Hülse. Já o Juventude enfrenta o Bragantino, na sexta-feira, dia 23, em Santa Bárbara do Oeste (SP), às 20h30min.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS