| 13/05/2008 10h03min
Os preços dos contratos futuros de petróleo estão em baixa nesta manhã, em reação à redução na projeção para o crescimento da demanda mundial de petróleo pela Agência Internacional de Energia (AIE). Às 8h (de Brasília), o petróleo leve (tipo WTI) com vencimento em junho caía 0,35%, negociado a US$ 123,80 por barril no pregão eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês). Na plataforma ICE, em Londres, o petróleo tipo Brent recuava 0,34%, para US$ 122,49 por barril.
Em seu relatório mensal, a AIE cortou a projeção de demanda este ano para 86,8 milhões de barris por dia, abaixo dos 87,2 milhões de barris diários previstos em abril. Isso representaria alta de 1,2% sobre a demanda revisada em 2007, de 85,8 milhões de barris por dia.
— Diante dos dados um tanto baixistas... Imagino que veremos um pouco mais de vendas de contratos novamente — disse um operador, acrescentando que o mercado de petróleo permanece incerto sobre o efeito do terremoto na
China sobre o
crescimento da demanda.
Antes da divulgação do relatório da AIE, os contratos de petróleo já operavam em queda, em meio à continuidade do movimento de vendas técnicas. Segundo operadores, como os preços caíram abaixo de um suporte gráfico de curto prazo, algumas ordens de venda prefixadas foram acionadas. Mas, os operadores citaram que há compradores prontos para entrar no mercado.