| 11/05/2008 07h46min
A crise alimentícia que preocupa o mundo é uma boa oportunidade para o crescimento do agronegócio brasileiro, de acordo com especialistas, pois é uma das nações mais preparadas para suprir a atual escassez de alimentos. Neste ano, espera-se safra recorde no Brasil, devendo somar 142,03 milhões de toneladas de grãos colhidos. O volume é 120% maior do que há 10 anos — a safra 1997/1998 foi de 76,558 milhões de toneladas de grãos. As informações são do site G1.
Além disso, o país tem cerca de 400 milhões de hectares de terras aráveis. Hoje, apenas 60 milhões de hectares são destinados à agricultura. Soma-se a isso o interesse dos investidores externos pelo Brasil: cerca de 4 milhões de hectares dos campos agrícolas brasileiros já são de propriedade de grupos estrangeiros, segundo Marcos Fava Neves, professor de estratégia do curso de Administração da USP.
A tecnologia é apoio para o potencial brasileiro. Nos últimos 10 anos, a área plantada no Brasil cresceu pouco menos de 35%. No entanto, a produtividade cresceu de 2.187 quilos por hectare, na safra de 1997/1998, para uma previsão de 3.026, 10 anos depois — uma mostra do aumento do uso da tecnologia nas culturas.
Os especialistas entendem que a melhor perspectiva de crescimento para o agronegócio brasileiro está na substituição de pastagens pela lavoura. A área destinada a pastagens é três vezes a utilizada pela agricultura.
— Nossa pecuária é extensiva. Se for intensificada, libera mais áreas para plantio de grãos, sem redução de nenhum dos dois produtos — diz Ana Laura Menegatti, analista da consultoria MB Agro.