» visite o site do RuralBR

 | 08/05/2008 18h18min

Brasil é auto-suficiente na produção de petróleo pelo segundo ano consecutivo

Em 2007, país produziu 1,751 milhão de barris, na média diária, para um consumo de 1,734 milhão de barris por dia

O Brasil manteve, pelo segundo ano consecutivo, em 2007, a auto-suficiência na produção de petróleo, apesar do déficit de US$ 775 milhões na balança comercial da Petrobras (exportações menos importações) observado no primeiro trimestre deste ano.

A constatação é do relatório preliminar do Balanço Energético Nacional, divulgado nesta quinta-feira pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).Os dados indicam que, no ano passado, o país produziu 1,751 milhão de barris, na média diária, para um consumo de 1,734 milhão de barris por dia.

Embora com um crescimento de menos de 1,5%, a produção de petróleo foi suficiente para atender ao consumo doméstico e ainda superar, em volume, o total de petróleo e derivados importados pelo país.

— Em termos de volume, nós já éramos auto-suficientes em 2006. Também agora, em 2007, nós continuamos produzindo e exportando petróleo e derivados — afirmou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

Petrobras

Ao falar do déficit da balança comercial da Petrobras, registrado no primeiro trimestre, Tolmasquim atribuiu o resultado à qualidade entre o petróleo exportado e aquele que o país tem que importar para fazer a mistura no processo de refino.

— Esta diferença, verificada em termos de valores, se deu em razão da diferença de custo entre o petróleo que a gente exporta e o que importamos. Como o petróleo leve que importamos é mais barato, às vezes, a balança aponta déficit na conta petróleo. Mas em termos físicos, continuamos auto-suficientes. Produzimos mais do que consumimos e exportamos mais do que importamos — esclareceu.

Os dados indicam, ainda, que as exportações brasileiras de petróleo atingiram, em 2007, 421 milhões de barris de petróleo, contra importações de 418 milhões de barris.

AGÊNCIA BRASIL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS