| 08/05/2008 15h47min
Titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) disse em entrevista ao Canal Rural nesta quinta-feira, dia 8, que até o fim deste ano deve ser sancionado pelo presidente Lula o projeto de lei que trata de novas regras para a rastrebilidade bovina.
Em função do pedido de lideranças da pecuária nacional para que o governo passe a gestão do Sisbov à iniciativa privada – feito durante a Expozebu, em Uberaba (MG) – , a bancada ruralista está elaborando uma proposta, que se transformará em projeto de lei, com exigências e sistemas facultativos relacionados ao controle sanitário do rebanho brasileiro.
– A marca a fogo, a nota fiscal e GTA [Guia de Trânsito Animal] são itens obrigatórios. Fora isso entra na proposta o que estamos imaginando destinar à iniciativa privada – disse o parlamentar.
De acordo com Lupion, a comissão mantém encontros com dirigentes do setor agropecuário para ouvir sua opinião e coletar sugestões.
– Já ouvimos o governo, por intermédio do Ministério da Agricultura, o Fonesa [Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária] e agora vamos ouvir a CNA [Confederação de Agricultura e Pecuária], certificadoras e frigoríficos. Com isso teremos todos os dados necessários para apresentar um boneco de projeto – explicou o deputado.
CANAL RURAL
Etiqueta do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade Bovina (Sisbov) administrado pelo Minsitério da Agricultura
Foto:
Divulgação