| 08/05/2008 10h22min
Obela FIV AJJ foi premiada nesta quarta-feira, dia 7, como Campeã Novilha Maior da 74º Expozebu. Esta é a décima distinção conquistada pelo animal desde que nasceu. A jovem fêmea nelore também foi o animal de maior preço já vendido durante a exposição de Uberaba (MG). A cota de 50% de Obela foi arrematada no leilão Elo de Raça por R$ 1,729 milhão, valorizando a novilha em R$ 3,458 milhões. O proprietário, Antônio Junqueira Vilela, é só orgulho:
– Essa rês é especial desde o dia em que nasceu – garante.
Obela foi parida na fazenda Rio Alegre, no município Flores da Cunha (SP) e, segundo Vilela, foi o melhor animal nascido em sua fazenda em 30 anos.
– O que todo o selecionador persegue é tirar uma rês como essa. E tirar outra assim vai ser muito difícil – afirma.
Conforme o criador, Obela recebe o mesmo tratamento que os outros animais de cocheira de sua fazenda. A diferença está no tratamento especial para o gado que participa de julgamentos de pista.
Mas é a boa genética o grande trunfo da novilha. Obela apresenta ossatura “extraordinária”; conforme o proprietário, e impecáveis orelhas, barbela, pescoço, cupim e carcaça, peculiaridades que têm conquistado júris unânimes. A campeã estreou nas pistas aos oito meses de vida, em 2007. Desde então, não perdeu nenhuma competição, sendo hoje a vaca mais cara de todas as edições da Expozebu e uma das mais valiosas do mundo.
CANAL RURAL