| 07/05/2008 08h17min
O bom desempenho de Wall Street e a alta das commodities não foram suficientes para alavancar os principais mercados asiáticos, onde as principais bolsas fecharam em queda. A alta recorde dos preços do petróleo, a realização de lucros e fatores internos de cada país foram as principais influências.
A realização de lucros, que pesou nas blue chips, e a queda da PetroChina, após ter sua classificação de risco reduzida por dois bancos de investimentos, fizeram a Bolsa de Hong Kong fechar em baixa, com moderado volume de negociações. O índice Hang Seng perdeu 651,92 pontos, ou 2,5%, e fechou aos 25.610,21 pontos.
Preocupações sobre a disparada da inflação, que poderia resultar em novo aumento da taxa de juros, fizeram as Bolsas da China fechar em acentuada queda. O índice Xangai Composto caiu 4,1% e encerrou aos 3.579,15 pontos.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta estimulada pela procura por ações de fabricantes de eletrônicos. O índice Taiwan
Weighted subiu 0,8% e encerou aos
8.926,34 pontos. Já a Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, fechou em baixa, após três pregões seguidos de alta. O índice Kospi perdeu 0,3% e terminou aos 1.854,01 pontos. O mercado filipino registrou elevação, mas ficou abaixo da maior alta do dia, com a decisão dos investidores de embolsar os lucros antes do fechamento do pregão. A Bolsa de Sydney, na Austrália, que registrou ganhos na primeira parte do pregão, fechou em baixa, no segundo dia consecutivo de perdas.
A Bolsa de Cingapura recuou com realizações de lucros, uma vez que não houve compras significativas a orientar o pregão e o fato de muitos mercados regionais fecharem em queda. O índice Straits Times cedeu 0,6% e fechou aos 3.228,95 pontos. O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,5% e fechou aos 2.382,70 pontos. O dice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,3% e fechou aos 848,71 pontos impulsionado por ganhos de papéis de empresas de energia beneficiadas pela alta do petróleo. O índice composto de
cem blue chips
da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,9% e fechou aos 1.287,15 pontos, com realizações de lucros reduzindo os ganhos dos papéis de companhias agrícolas, de petróleo e gás e outras selecionadas.