| 06/05/2008 16h48min
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta terça-feira, dia 6, que os Estados também serão responsáveis pelas auditorias das propriedades que pretendem exportar carne bovina in natura para a União Européia (UE).
Agora, além dos fiscais federais agropecuários do Mapa, médicos veterinários habilitados dos órgãos de defesa agropecuária dos Estados e do Distrito Federal poderão avaliar o sistema de certificação e os procedimentos das certificadoras credenciadas para verificar as conformidades de acordo com as normas do Sisbov.
A formalização da medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 de maio, por meio da Instrução Normativa nº 24 de 30 de abril de 2008, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Treinamento
No início de abril, cerca de 200 fiscais do Mapa e dos órgãos executores do Serviço de Defesa Agropecuária dos Estados participaram do treinamento para aprimorar o conhecimento das normas do Sisbov. Eles tiveram 24 horas de aulas teóricas e a capacitação prática, com duração de 16 horas, foi realizada em campo, nos seis Estados habilitados a exportar carne para a UE.
O treinamento da primeira turma de auditores do Sisbov terminou no último dia 24. Os fiscais treinados nessa primeira etapa atuarão como monitores das novas turmas de auditores. O objetivo é capacitar o maior número de fiscais para trabalhar nas auditorias dos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) e, com isso, retomar o fluxo de comércio de carnes com a UE.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA