| 06/05/2008 15h08min
A escassez de insumos está se tornando um fator limitante para o aumento da produção de alimentos. A afirmação foi feita hoje pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo ele, a procura por insumos está crescendo, de forma geral, no mundo, mas a falta deles pode vir a ser um problema.
— Desde vitaminas, que são necessárias, até insumos mais conhecidos, como defensivos e adubos, (a procura) está crescendo muito. E o problema já não é mais nem o aumento do preço, é até ter a falta de insumos — afirmou Stephanes.
O ministro teme que até os Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto deste ano, na China, acabem interferindo na oferta de insumos:
— A China, que é uma grande produtora de insumos,
vai fechar as fábricas nas regiões próximas (às cidades-sede de competições esportivas), durante dois meses, para diminuir a poluição. Então, até isso está tendo reflexo.
Quanto ao estímulo à produção de alimentos, Stephanes disse que o ministério ainda está trabalhando nisso, mas adiantou que há quatro produtos considerados mais sensíveis, que terão tratamento mais específico: feijão, arroz, trigo e milho. O ministro da Agricultura fez as declarações , no início da tarde, antes de participar da reunião da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).