| 30/04/2008 17h43min
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor's de conceder o grau de investimento ao Brasil. Segundo Meirelles, o presidente Lula ficou "muito gratificado com o reconhecimento internacional".
Falando de São Paulo, via videoconferência, Meirelles avaliou que a decisão é mais um reconhecimento para o Brasil, "mas muito importante".
— O importante é mostrar o grande progresso e o sucesso da economia — disse.
Ao ser questionado se a elevação chegou tarde para o Brasil, o presidente do BC respondeu:
— Boa notícia tem sempre que ser comemorada. Por definição, se é boa veio na hora certa.
Meirelles também previu um aumento do fluxo de investimento para o país ao longo do tempo como resultado do grau de investimento.
— Certamente o investment grade tem
diversas conseqüências. Aumenta certamente o fluxo de investimentos ao
longo do tempo, o que terá conseqüências importantes para a capacidade do país de crescer a taxas ainda mais elevadas. Isso é um dado inquestionável — avaliou.
Meirelles foi cauteloso, no entanto, em relação ao impacto da elevação da nota de risco de crédito no ingresso de recursos externos para investimentos em títulos.
— O investimento nos títulos financeiros é uma questão a ver. Vamos aguardar até que ponto isso acontece. De fato existem outros indicadores em andamento não só no Brasil como no exterior — disse.