| 30/04/2008 10h52min
Mais quatro pugilistas brasileiros garantiram presença nos Jogos Olímpicos de Pequim. Paulo Carvalho, Robson Conceição, Robenilson Vieira e Everton Lopes conseguiram suas vagas nesta terça-feira, no Pré-Olímpico da Guatemala. Antes deles, apenas o meio-pesado (até 81kg) Washington Silva já havia carimbado seu passaporte para Pequim.
Nas semifinais, o ligeiro (até 48 kg) Paulo Carvalho derrotou o colombiano Oscar Negrete por 20 a 4. O pena (até 51kg) Robson Conceição bateu o porto-riquenho Abner Cotto, por 24 a 6. O mosca (até 51kg) Robenilson Vieira superou o mexicano Braulio Avila, por 20 a 9, enquanto o leve (até 60kg) Everton Lopes derrotou o também mexicano Francisco Vargas por 11 a 6.
Já o brasileiro Hamilton Ventura, da categoria pesado (até 91 kg), se classificou para a final ao vencer o canadense Jacques Lois Sylveira, por 11 e 5, mas não garantiu presença em Pequim. Essa categoria é a única do Pré-Olímpico que classifica apenas o campeão para a Olimpíada. Na final, ele enfrentará o colombiano Julio Deivi.
O Brasil, que colocou oito de seus nove lutadores nas semifinais, sofreu ainda duas derrotas, com o meio-médio ligeiro (até 64 kg) Myke Carvalho perdendo para o dominicano Félix Díaz, por 8 a 6, e o médio (até 75kg) Yamaguchi Florentino sendo derrotado pelo norte-americano Shawn Estrada, por 12 a 7. Ambos foram eliminados.