» visite o site do RuralBR

 | 28/04/2008 11h21min

Tocha passa pela Coréia do Norte em clima de festa

Aliados da China, norte-coreanos não causam problemas durante evento em Pyongyang

O percurso da tocha olímpica por Pyongyang terminou sem incidentes e aclamado por milhares de norte-coreanos e chineses que acompanharam sua passagem pela capital da Coréia do Norte nesta segunda-feira.

A tocha olímpica finalizou o primeiro desfile de sua história pela Coréia do Norte no estádio Kim Il Sung nas mãos da atleta Jong Song-ok, medalha de ouro na maratona no Mundial de Atletismo de Sevilha, em 1999.

– Várias forças impuras se opuseram a que a China fosse a sede dos Jogos Olímpicos e tentaram interromper o processo. Consideramos que isso é um desafio às idéias olímpicas – discursou o presidente do comitê olímpico da Coréia do Norte, Pak Hak-San.

Ao contrário do que ocorreu na maioria das cidades pelas quaia s chama passou, apenas poucos policiais vestidos com roupa esportiva escoltavam cada um dos 80 revezadores, 56 norte-coreanos e 24 chineses, que participaram do itinerário da Coréia do Norte.

O símbolo olímpico partiu às 10h (22h de Brasília do domingo) da Torre do Ideário Juche, situada em frente à praça Kim Il Sung, no centro de Pyongyang.

O primeiro revezador foi Pak Tu Ik, um ex-jogador norte-coreano de futebol de 71 anos que ajudou o time nacional a se classificar para as quartas-de-final no Campeonato Mundial de 1966.

A tocha percorreu 20 quilômetros e passou pelos principais monumentos da cidade, tais como o Arco do Triunfo ou a estátua de Chollima, até chegar por volta das 15h (3h de Brasília de segunda-feira) ao estádio de Kim Il Sung.

Após completar seu percurso por Pyongyang, a chama olímpica viajará ainda nesta segunda para o Vietnã. De lá, ela será levada novamente a Pequim através de Hong Kong e Macau.

EFE

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS