| 24/04/2008 20h27min
Começou nesta quinta-feira, dia 24, em Esteio, no Rio Grande do Sul, o calendário do Freio de Ouro 2008. As provas do Bocal de Ouro são as primeiras de um total 11 etapas classificatórias. A competição serve para avaliar os cavalos da raça crioula.
O cavalo TJ Senador da Timbaúva está estreiando na competição. O animal tem 4 anos e meio de idade, mas começou a ser domado aos 2 anos. Seis meses atrás, ele foi para um centro de treinamento, onde recebeu ração e trabalhos físicos especiais.
– Aqui tudo pode acontecer. Pela experiência que nós temos, aqui deve ter uns 15 potros machos e pode acontecer de qualquer um deles ganhar – relata Telmo Mota Jr, proprietário do animal.
Além do TJ Senador, todos os outros 38 machos e 39 fêmeas reunidos na pista participam da competição pela primeira vez. O Bocal de Ouro é a única prova em que apenas animais inéditos podem ser inscritos. Neste primeiro dia, os juízes se dedicaram à avaliação do padrão racial.
São valorizadas características como equilíbrio do animal, frente leve e uma boa estrutura muscular. As notas de hoje são essenciais para o resultado final e a morfologia corresponde a 37% da pontuação.
– Provavelmente aqui saiam animais com campanhas funcionais e morfológicas pro futuro e quem sabe até venham a vencer um Freio de Ouro. Traz aquela expectativa do que vai acontecer – afirma Henrique Teixeira, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo.
O Bocal de Ouro continua até domingo. A partir de sexta-feira serão realizadas provas de pista. Os quatro melhores machos e as quatro melhores fêmeas garantem vaga na grande final do Freio de Ouro, durante a Expointer, realizada em agosto.
CANAL RURAL