| 24/04/2008 17h07min
Produtores de arroz reunidos nesta quinta-feira com o Ministério da Agricultura e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, disseram que não há risco de desabastecimento do produto no mercado nacional até pelo menos o começo de 2009.
Nesta terça o ministro Reinholds Stephanes (Agricultura) anunciou a suspensão das exportações de arroz para evitar o desabastecimento no mercado interno.
De acordo com os agricultores, a suspensão das exportações atingiria apenas os estoques do governo. O arroz dos estoques privados estaria liberado para exportação. De acordo com os produtores, a fala do ministro teria sido mal-interpretada.
Segundo o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), membro da comissão de agricultura da Câmara, não haverá desabastecimento. Heinze defendeu as exportações do produto.
— Temos uma oportunidade de ouro. O mercado internacional está demandador. Agora seria uma boa oportunidade para o Brasil
exportam mais arroz — afirmou.
O Brasil
produz 12 milhões toneladas de arroz por ano. Para Henze, mesmo mantendo-se as exportações, a produção seria suficiente para suprir o mercado interno.
A reunião desta quinta-feira não era para tratar da suspensão das exportações, mas do próximo leilão de arroz dos estoques do governo. Ficou acertado que o próximo leilão será no dia 5 de maio (50 mil toneladas de produtores do Rio Grande do Sul e 5 mil toneladas de produtores de Santa Catarina).
As informações são do site G1.