| 18/04/2008 14h11min
Atual vice-campeã olímpica, a seleção brasileira feminina tentará conquistar neste sábado a última vaga no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Pequim. O time enfrenta Gana, às 8h45min (de Brasília), no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim, com transmissão ao vivo da RBS TV.
A equipe do técnico Jorge Barcellos vive uma situação peculiar: apontado como um dos favoritos à medalha de ouro, o time ainda precisa disputar a vaga na Olimpíada na repescagem. Isso porque perdeu a final do Sul-Americano de 2006 para a Argentina, que ficou com a vaga direta em Pequim.
Mas apesar de tudo, o time brasileiro chega como amplo favorito ao confronto contra Gana. Afinal, também é o atual vice-campeão mundial e conta com a melhor jogadora do mundo nos últimos dois anos, a atacante Marta. Gana, por sua vez, ficou apenas na penúltima posição no Mundial realizado na China, em 2007.
– Ganhar é uma obrigação. Todo o mundo espera que o Brasil esteja na Olimpíada – afirmou o técnico brasileiro.
O assunto favoritismo, no entanto, não penetrou com facilidade no vestiário das brasileiras. Uma das cinco jogadores que atuam em clubes da Europa e só se juntaram à delegação brasileira no início da semana, em Pequim, a meia Daniela Alves garante que o time está concentrado para o jogo “desde o final do Mundial”.
– Sabemos que não será fácil. É o jogo de nossas vidas e muito importante para o futebol brasileiro. Buscaremos a vitória desde o primeiro minuto – garantiu.
O Brasil deve entrar em campo com Bárbara; Maycon, Aline, Monica e Rosana; Renata Costa, Ester, Daniela Alves e Formiga; Marta e Cristiane. Em caso de empate no tempo normal, a vaga na Olimpíada será decidida na prorrogação ou, se necessário, nos pênaltis.
Seleção brasileira vem do vice-campeonato mundial, conquistado na China
Foto:
Greg Baker, AP, Banco de Dados - 28/09/2007