| 17/04/2008 11h03min
A competição de vela Copa Flotilha começa neste sábado, dia 19, em Florianópolis, com a regata Ele e Ela. Cada veleiro será comandado por um casal nessa primeira de três etapas da Copa, que ainda terá as regatas Solitário e Tripulação, dias 10 e 24 de maio.
— Gera bastante expectativa justamente por ser a única em que casais têm a oportunidade de velejar juntos e em que os comandantes se entregam ao desafio de tocar seus barcos sozinhos. Outro diferencial é que só há duas classes em jogo: ORC-Club, que ano passado foi vencida pelo Mano’s III, e RGS, que teve o Cobra d’Água como campeão — lembra o capitão da Flotilha Rogério Capella.
A estratégia de Luiz Carlos Schaefer e sua esposa Tatiana Schlegel para vencer na RGS, na última edição, foi velejar das imediações do trapiche da Beira-mar em direção ao continente para depois pegar o rumo da chegada, em Sambaqui.
Jacqueline Back deve mais uma vez correr com o marido Alexandre no Mano’s III,
segundo colocado na Ele e Ela de 2007:
— Essa é uma das regatas que eu mais gosto de fazer, porque as coisas são imprevisíveis no mar — falou a experiente velejadora.
Velejando sozinho
Rogério Capella saiu-se melhor na Solitário e levou seu Mandinga à vitória na ORC-Club ano passado, em uma regata com muitos problemas. O vento estava fraco quando todos partiram das imediações do trapiche da Beira-mar, mas a intensidade aumentou nas proximidades das ilhas de Ratones e ficou ainda maior no rumo da chegada, em Cacupé.
— Foi cansativo, porque a quantidade e a força das ondas aumentaram e isso exigiu mais controle do leme — recordou Capella.
Os campeões de 2007
O percurso da última etapa da Copa Flotilha do ano passado surpreendeu a todos. A largada da Regata Tripulação aconteceu bem perto da praia do Meio, que fica no bairro Coqueiros, no continente, com chegada em Santo Antônio de
Lisboa, na Ilha. Os veleiros Avohai (ORC-Club) e Força 12 (RGS) venceram a regata.
O
Mano’s III, de Alexandre Back, chegou em quarto lugar, mas como tinha dois segundos lugares nas regatas anteriores, venceu o campeonato na ORC-Club. John Van Mullem ergueu o troféu de campeão na RGS mesmo tendo ficado com seu Cobra d’Água em oitavo na última etapa, tudo graças à vitória na Solitário e ao segundo lugar na Ele e Ela.