| 16/04/2008 14h34min
A Petrobras informou nesta quarta-feira que a produção de petróleo dos campos nacionais atingiu montante de 1,8 milhão de barris ao dia em março — o que representa uma queda de 1,2% em relação a fevereiro. Segundo a estatal, a diferença de 21 mil barris por dia a menos na produção do mês passado foi causada por paradas programadas para manutenção das plataformas PPM-1 e P-20, dos campos de Pampo e Marlim, na Bacia de Campos (RJ).
— As perdas, entretanto, foram reduzidas com a entrada em operação em março de três novos poços na plataforma P-52, no campo de Roncador — esclareceu a empresa, em comunicado.
A produção de gás natural dos campos nacionais atingiu 49,868 milhões de metros cúbicos/dia em março, o que representa elevações de 14,2% em relação a igual mês de 2007, e de 1,9% ante fevereiro deste ano. Ao se considerar os mercados nacional e internacional, a produção total média de petróleo e gás da Petrobras em março, no Brasil, alcançou 2,114 milhões de
barris de óleo equivalente por
dia.
Isso representa um avanço de 1,4% ante março do ano passado — mas é 0,7% inferior ao apurado em fevereiro deste ano. A Petrobras justifica a redução como "reflexo de paradas para manutenção de duas plataformas na Bacia de Campos sobre o volume produzido em março do ano passado".
A empresa observou que em 2008 mais cinco plataformas vão entrar em operação, acrescentando 500 mil barris à capacidade diária de produção da Petrobras: quatro na Bacia de Campos e uma no mar do Espírito Santo.