| 10/04/2008 14h46min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia na sexta-feira, em Praga, a primeira visita de um chefe de governo brasileiro à República Checa. Anteriormente, Fernando Henrique Cardoso esteve em Praga em 1994, mas como candidato eleito, enquanto Vaclav Havel fez a primeira visita de Estado de um presidente checo ao Brasil em setembro de 1996.
Espera-se que Lula chegue à capital checa, vindo da Holanda, no final do dia, e os principais compromissos do presidente acontecerão no sábado. A situação é atípica para o país, fato interpretado pela diplomacia brasileira como uma "deferência especial" do Castelo de Praga, sede da presidência checa, explicaram fontes diplomáticas.
No sábado, Lula se reunirá com seu colega e anfitrião, Vaclav Klaus, em um encontro bilateral no qual se espera que os dois países assinem um acordo de cooperação econômica e industrial. O Brasil é o principal parceiro econômico da República Checa na América Latina, com trocas comerciais de 371 milhões
de euros em 2007, apesar
de os investimentos checos diretos serem simbólicos.
Durante o encontro, está previsto que Lula e Klaus conversem sobre integração bilateral e regional, dando especial atenção à presidência checa da União Européia (UE), que acontecerá no primeiro semestre de 2009. O Brasil é o principal motor econômico dentro do Mercosul, bloco que agora negocia um acordo de comércio com a UE.
Também está previsto que Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, visitem o Mosteiro de Strahov e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que abriga o Menino Jesus de Praga. Durante sua estadia na capital checa, Lula ficará hospedado no Hotel Hilton.