| 08/04/2008 16h24min
Depois de uma reação em baixa ao conteúdo da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), divulgada na tarde desta terça-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) retomou o sinal positivo e voltou a operar em alta. Os mercados em Nova York (NY) mantêm os negócios no terreno negativo, apesar de reduzirem parte das perdas.
Às 15h59min (de Brasília), o índice Bovespa subia 0,54%, a 64.519 pontos, e registrava um volume financeiro de R$ 3,7 bilhões. No mesmo horário, nos Estados Unidos, o índice Dow Jones caía 0,23%, o Nasdaq-100 cedia 0,67% e o S&P 500 tinha baixa de 0,44%.
Na ata, os integrantes do Fed observaram que, no seu último encontro de política monetária, realizado no dia 18 de março, havia uma dificuldade em decidir sobre um corte no juro, considerando a crescente incerteza com relação a perspectiva tanto para a atividade econômica quanto para a inflação, que, segundo eles, se deterioram no curto prazo.
Naquele dia, o Fed optou por
reduzir em 0,75 ponto percentual o juro básico nos Estados Unidos, para 2,25% ao ano.
"Dados ruins ainda incomodam"
A avaliação dos especialistas, no entanto, é de que a ata não trouxe nada de novo e que o presidente do Fed, Ben Bernanke, já tinha alertado para uma possível recessão nos Estados Unidos em discursos feitos nos últimos dias.
Desta forma, segundo o economista da Ágora corretora, Álvaro Bandeira, o mercado acionário pode se recuperar até mesmo durante a sessão de hoje.
— A cara do mercado está melhor. Mas os dados ruins ainda incomodam — justificou.