| 04/04/2008 22h38min
O Avaí venceu a sua primeira "decisão" para a conquista o returno do Campeonato Catarinense. Ao derrotar o Brusque por 3 a 0, a equipe avaiana chegou aos 20 pontos e assumiu provisoriamente a liderança do returno, ficando à frente do Criciúma no saldo de gols, porém, o Tigre tem uma partida a menos. Com a derrota, o Brusque caiu para a divisão intermediária do campeonato.
O jogo
A partida para o Avaí não poderia ter começado melhor. No primeiro lance da partida, Válber levantou a bola na área, Rafael Costa errou o chute e a bola bateu na canela do zagueiro João Marcelo, abrindo o placar na Ressacada a favor do Avaí.
O gol deu a tranqüilidade que a equipe precisava. Melhor em campo, o Leão quase ampliou aos sete minutos. Hegon tocou para Vandinho, o atacante dividiu com o goleiro Alessandro e saiu de campo na maca.
Depois do ímpeto inicial a partida caiu muito tecnicamente, com os times chegando somente ao gol adversário em bolas paradas. Somente aos 21 minutos, o estreante Hegon chegou com perigo. O meia, que substituiu Marquinhos na partida, arrancou pela direita, deu um corte seco no zagueiro João Marcelo e chutou forte. O goleiro Alessandro se esticou e mandou a bola para escanteio.
A partida só voltou a ficar movimentada nos minutos finais. Aos 37 minutos com o meia do Brusque, Xipote, que cobrou falta da intermediária, Eduardo Martini fez uma grande defesa evitando o empate.
Aos 47, Zé Rodolpho fez uma boa jogada pela esquerda e tocou para Batista, o volante dominou na marca do pênalti e isolou, mandando a bola muito longe do gol do Brusque.
Segundo tempo
Os times voltaram modificados para a segunda etapa da partida. O técnico Silas tirou o atacante Rafael Costa e colocou o meia Ferdinando. No Brusque, saiu Valdo e entrou o atacante Lourival.
As mudanças não fizeram diferença na partida. O Avaí parecia estar satisfeito com o resultado, enquanto o Brusque tentava atacar desordenadamente e com pouca qualidade técnica.
Somente aos 17 minutos o Avaí chegou ao gol de Alessandro. Rodrigo Galo, em jogada individual pela direita chutou, a bola saiu fraca e ficou fácil para o goleiro adversário.
Na seqüência do lance o Avaí fez substituição que mudaria a partida. O lateral Jef Silva entrou no lugar de Zé Rodolpho e começou as jogadas que resultaram nos gols do Leão no segundo tempo.
Aos 35 minutos, depois de uma linda jogada pela esquerda o lateral cruzou para Nicolas, o atacante cabeceou e a bola sobrou para batista, o volante chutou e a Vandinho empurrou para marcar o seu 17º gol no campeonato e o segundo do Avaí
Dois minutos depois Jef Silva fez mais uma jogada pela esquerda, a bola foi levantada para área e Nicolas subiu mais do que a zaga do Brusque, a bola sobrou para o zagueiro Emerson que fechou o placar na Ressacada marcando o terceiro gol.
Na próxima rodada o Avaí enfrenta a Chapecoense no Índio
Condá, no domingo, dia 13. O Brusque apenas cumpre tabela
contra o Cidade Azul no Augusto Bauer.