| 04/04/2008 10h36min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o pregão desta sexta-feira em alta de 0,41%, reagindo com moderação ao relatório do mercado de trabalho dos Estados Unidos divulgado nesta manhã, que mostrou nova retração no número de vagas de emprego no país. Houve uma redução de 80 mil vagas, ante previsão dos economistas de corte de 50 mil, representado a maior queda nos postos de trabalho desde março de 2003. Além disso, a taxa de desemprego nos EUA em março avançou de 5% para 5,1% — a mais alta desde setembro de 2005. Em Wall Street, os índices futuros de ações passaram para o lado negativo imediatamente após o dados, mas depois retomaram o sinal de alta. Às 10h19min, o Ibovespa, principal índice, caía 0,14%, aos 64.083 pontos.
Segundo analistas, o terceiro declínio consecutivo no número de vagas de emprego confirma o recente alerta do presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, Ben Bernanke, de que a economia do país pode estar em recessão já neste semestre, e
sugere que
cortes adicionais no juro básico são prováveis. Os contratos de Fed Funds (fundos federais de reservas bancárias) ampliaram de 24% para 36% a aposta de corte de meio ponto percentual na próxima reunião do BC dos EUA, marcada para os dias 29 e 30 deste mês. Atualmente, o juro básico no país está em 2,25% ao ano, após redução de três pontos percentuais desde setembro do ano passado.
Acompanhe o pregão na Bovespa